2020 não foi um ano fácil e ficamos muito felizes e orgulhosos de termos chegado até aqui.
Já que isso significa que vencemos cada uma de nossas batalhas diárias, pequenas ou grandes, e assim seguimos lutando em busca dos nossos sonhos.
2021 tem um enorme potencial para ser melhor que o ano que passou, para isso trazemos 21 dicas para você torná-lo mais produtivo, conquistar seus objetivos e ganhar mais tempo para ser feliz:
- Comece pequeno – comece com uma tarefa pequena para que você possa simplesmente começar de fato e aguente firme durante o período inicial até que isso se transforme em um hábito (em geral, leva 21 dias).
- Divida cada atividade em tarefas – por exemplo, “limpar a casa” pode parecer uma atividade impossível de encaixar na agenda, mas “lavar o banheiro” e “varrer o quarto” são muito mais simples de executar.
- Organize suas tarefas em blocos – por exemplo, ao invés de criar o post do instagram de sua empresa naquele dia (e correr o risco de não dar tempo), separe um único dia para criar os posts da semana com antecedência.
- Estabeleça prazos – uma boa maneira de fazer isso é classificando cada tarefa de acordo com sua gravidade, urgência e tendência a piorar, conforme a matriz GUT.
- Crie prioridades – não existe tempo para fazer tudo, então tenha certeza de que sabe o que é mais importante para você.
- Foque em processos e sistemas – comprometa-se com um processo que leve a um objetivo, foque no que você irá fazer e não no que você deseja que ocorra.
- Crie uma rotina e cumpra – não dependa apenas da sua força de vontade, mas confie na força do hábito.
- Agende um “buffer time” (tempo de reserva, em tradução livre) – insira um tempinho entre suas atividades para a hipótese de alguma coisa dar errado, por exemplo, congestionamento no trânsito.
- Aprenda a dizer “não” – ou pelo menos faça isso com a mesma frequência que você diz “sim”, para ter equilíbrio e não se sobrecarregar.
- Apenas faça – comece a trabalhar, mesmo que seja com a menor tarefa possível e com os poucos recursos que você possui nesse momento.
- Tenha organização – guarde as coisas onde você vai encontrá-las para não perder tempo procurando.
-
Saiba que você não pode ser produtivo sempre – então nem perca tempo lamentando isso viu?
- Cada minuto de reclamação da falta de tempo poderia ser melhor aproveitado fazendo outra coisa rs
- Ou melhor, lembre-se que descansar também é um ato produtivo (para a sua saúde).
-
Automatize o que puder – por exemplo, se você tiver uma planta em casa que exija regas diárias, pode ser interessante adquirir um vaso auto irrigável para ela.
- Só nunca automatize o seu instagram para não fazer spam e cair no shadowban.
- Bloqueie as distrações – desligue as notificações do celular e se possível desinstale os aplicativos de redes sociais para não cair na tentação de procrastinar.
- Agradeça todas as noites – mesmo que esse dia não tenha sido tão produtivo quanto você gostaria, simplesmente agradeça por tê-lo vivido e carregue esse sentimento consigo para continuar se esforçando no dia seguinte.
- Inspire-se com cada pequeno sucesso – por exemplo, o simples fato de você ter conseguido almoçar bem hoje e no melhor horário para o seu corpo já é algo incrível do qual você pode se orgulhar e procurar repetir sempre.
-
Ser “multi tarefa” nem sempre funciona – faça uma coisa de cada vez, com o máximo de atenção e cuidado que cada coisa (e você) merece.
- Dica: procure conhecer a técnica mindfulness (ou atenção plena).
- Sempre faça anotações – não confie apenas na sua memória, até mesmo um lembrete do celular já pode ajudar muito.
-
Siga a regra dos 2 minutos – quando algo levar menos de dois minutos para ser feito, não postergue, apenas faça isso agora e pronto.
- Por exemplo, responda uma mensagem de texto assim que a visualizar, assim você não corre o risco de se esquecer e deixar a pessoa se sentindo ignorada.
-
Use o método pomodoro – divida suas atividades em blocos de 25 minutos e insira intervalos de 5 minutos de descanso entre eles, pois o cansaço é inimigo da produtividade.
- Por exemplo, se você trabalha em um computador, pode aproveitar o intervalo para fazer um pequeno alongamento ou beber um copo d’água – seu corpo agradecerá!
-
Descanse – a produtividade se apresenta como um “mal necessário”, mas a verdade é que somos apenas seres humanos e não máquinas, por isso se cuide, recarregue suas energias e preserve sua saúde.
- Você já ouviu falar na “síndrome de burnout”? Mesmo quem nunca ouviu essa expressão pode já ter sofrido desse mal, por isso vale a pena se informar.
Você precisa ter mais organização e produtividade nas redes sociais do seu negócio? Então confira nosso post: Como montar um plano de marketing de conteúdo.
Obrigada pela visita e até o próximo post 😊