Você sente que seu alcance e engajamaneto no Instagram têm diminuído nos últimos dias? Isso pode ser consequência de uma penalidade aplicada pelo aplicativo que se denomina “shadowban”.
Primeiramente, não confunda “shadowban” com o algoritmo que, embora também seja capaz de melhorar ou prejudicar o alcance e engajamento, não age como um castigo para quem viola as regras do aplicativo.
Para saber mais sobre o algoritmo, leia nosso post: Como funciona o algoritmo do Instagram.
Mas se quiser saber mais sobre o “shadowban” mesmo é só continuar lendo esse post:
O que é o “shadowban”?
“Shadowban” em uma tradução livre significa “banimento para as sombras”, ou seja, a conta não é banida a ponto de ser desativada, mas seu conteúdo será escondido pela plataforma e quase ninguém conseguirá ver seus posts novos, já que o “shadowban” manda eles para uma “sombra”.
Embora a publicação ainda apareça no feed do perfil, ela pode não ser mostrada no feed de notícias dos seguidores, nem no feed das hashtags ou da localização marcadas no post.
Muitas vezes, nem mesmo é possível encontrar o nome de usuário na barra de pesquisa do aplicativo.
É importante destacar que, diferentemente de um banimento real, o “shadowban” é temporário e acontece sem notificação ao usuário por parte do aplicativo.
“Shadowban” é mito ou verdade?
O Instagram nunca havia confirmado essa prática, mas em setembro de 2020, publicou esse artigo “O que são recomendações no Instagram?”, onde informa “os tipos de conteúdo e contas que tentamos evitar recomendar para manter nossa comunidade mais informada e orientar os criadores de conteúdo sobre recomendações”.
Segundo ele, há cinco categorias de conteúdos que, embora sejam permitidas na plataforma, não são recomendadas, ou seja, não são mostradas ou promovidas pelo algoritmo:
- Conteúdo que impede a promoção de uma comunidade segura, como por exemplo, posts sobre violência, nudez e produtos como tabaco e medicamentos;
- Conteúdo de teor delicado ou de baixa qualidade sobre saúde ou finanças, como curas milagrosas;
- Conteúdo que os usuários do aplicativo dizem amplamente que não gostam, como iscas de cliques (ou “clickbait”) e de engajamento, bem como sorteios e concursos;
- Conteúdo associado a anúncios de baixa qualidade, como reposts “sem agregar valor material”, além de sites que recebam “um número desproporcional de cliques do Instagram em relação a outros lugares na web” e notícias sem citação da autoria ou fonte;
- Conteúdo falso ou enganoso, como os relacionados a eleições, vacinas e outras fraudes.
Além dessas categorias, o Instagram também “não recomenda” posts de perfis que:
- Violaram recentemente as diretrizes da comunidade do aplicativo; e
- Usaram práticas enganosas para crescer sua conta, como compra de seguidores e curtidas;
- Entre outras práticas não recomendadas que você encontra listadas no artigo que mencionamos (ou clicando aqui).
Como saber se você caiu no “shadowban”?
O primeiro sinal do “shadowban” é uma queda drástica no alcance de suas postagens, mas para confirmar se isso realmente é consequência apenas do “shadowban”, você pode testar da seguinte forma:
- Publique um novo post da maneira como você sempre faz, usando hashtags e localização.
- Peça para que, no mínimo, cinco pessoas que não te seguem, verifiquem se seu post aparece entre as postagens mais recentes de alguma das hashtags ou da localização que você usou.
- Se sua publicação não estiver lá, provavelmente você está no “shadowban”.
Existem sites e aplicativos que verificam a ocorrência de “shadowban”, mas não recomendamos o seu uso, já que uma das razões que podem levar ao “shadowban” é justamente o uso de aplicativos de terceiros.
É importante observar que nem sempre a queda no alcance e engajamento é consequência do “shadowban”, podendo ser um efeito de outras situações como o bloqueio temporário do perfil no instagram.
Como sair do “shadowban”?
Se você confirmou que está no “shadowban” ou até mesmo se ainda tem dúvidas sobre isso, você pode adotar as seguintes medidas para contornar essa situação:
- Fique pelo menos dois dias sem abrir o aplicativo e, se quiser, pode até desinstalar e reinstalar o Instagram depois desse tempo;
- Desconecte a sua conta de aplicativos de terceiros, por exemplo, apps para ver quem te segue de volta ou para deixar o feed organizado (Como fazer isso? Acesse as “Configurações” no seu perfil, clique em “Segurança”, depois em “Aplicativos e sites” lá no final da página e remova todos que estiverem “ativos”);
- Apague as hashtags de seus últimos posts, caso imagine que o uso de hashtags possa ter sido a razão para o “shadowban”;
- Se nada disso funcionar, mande uma mensagem para o Instagram contando o que está acontecendo com sua conta (Como fazer isso? Acesse as “Configurações” no seu perfil, clique em “Ajuda”, depois em “Relatar um problema” e novamente “Relatar um problema” na janela pop up que se abrir);
- Tome cuidado para não cair no “shadowban” novamente, adotando as práticas do próximo tópico:
Como evitar o “shadowban”?
O “shadowban” acontece quando o algoritmo do Instagram entende que suas publicações violam as condições de uso do aplicativo, por isso, você deve se atentar para essas regras:
- Não use hashtags banidas – se você não sabe o que elas são, veja esse post: o que são hashtags banidas.
- Não faça spam – isto é, não faça muitas ações repetidas em um curto espaço de tempo, como usar as mesmas hashtags em todos os posts e curtir, comentar, seguir ou deixar de seguir perfis de maneira excessiva.
- Não use aplicativos que não tenham sido aprovados pelo Instagram.
- Não use ferramentas de automação, nem compre seguidores e curtidas.
- Não faça publicações com conteúdo que viole as diretrizes da plataforma, por exemplo, que contenham violência ou nudez, sejam preconceituosas ou contenham discurso de ódio e notícias falsas.
Você já caiu no “shadowban”? Conseguiu recuperar o alcance e engajamento de sua conta? Conte pra gente nos comentários!
Obrigada pela visita e até o próximo post 😊