Se você usa o Instagram, com certeza já viu uma #hashtag, não é mesmo?
Nesse post vamos conversar sobre as hashtags e compartilhar algumas dicas de como usá-las da melhor maneira para ajudar o seu perfil a crescer nessa rede social.
O que é hashtag?
Hashtag é uma palavra-chave que serve para marcar uma publicação, criando um link entre ela e uma página que contém outras postagens também marcadas por esse termo.
Ela se destina, portanto, a organizar e reunir assuntos nas redes sociais.
Para usar uma hashtag, basta acrescentar o símbolo “#” antes da palavra desejada.
Para confirmar se funcionou, a palavra deve aparecer na cor azul e ao apertar ou clicar sobre ela, você irá para uma página com publicações relacionadas que possuam essa mesma hashtag.
É possível adicionar números e emojis, bem como usar letras maiúsculas e acentuação nas hashtags, mas espaços e caracteres especiais (como “.”) não são aceitos.
Você sabia que utilizar letras maiúsculas nas hashtags ajuda a tornar as redes sociais mais acessíveis para pessoas com deficiência visual? Isso porque #BomDia pode ser lido com mais facilidade do que #bomdia por programas leitores de tela.
Oportuno lembrar ainda do projeto #PraCegoVer que busca transformar imagens em palavras, descrevendo as fotos e vídeos nas legendas dessas publicações.
Hashtags são excelentes para que suas publicações alcancem mais pessoas de maneira orgânica, já que, sem investir em anúncios, sua postagem pode ser vista por pessoas que ainda não seguem você, mas que já pesquisaram ou seguem a hashtag.
Se você quiser entender como funciona o Algoritmo do Instagram e finalmente fazê-lo trabalhar a seu favor, confira esse post.
Uma hashtag é banida quando usada em publicações ilegais, ofensivas ou que tornem o uso do aplicativo inadequado para todos os públicos e a penalidade para isso é a remoção das publicações mais recentes da respectiva página.
Para saber se uma hashtag foi banida, você verá a seguinte mensagem ao pesquisá-la: “publicações recentes de #hashtag estão ocultadas no momento porque a comunidade denunciou conteúdo que pode não estar em conformidade com as diretrizes da comunidade do Instagram”.
Um exemplo de hashtag banida é #sextou, que para nós seria apenas uma manifestação de alegria com a chegada do final de semana, mas que possui conotação sexual para a comunidade internacional e por isso sofreu a penalidade.
Por outro lado, hashtags aparentemente inocentes como #date, #skype e #instababy também foram banidas, por isso recomenda-se verificar suas hashtags com certa frequência.
Apesar de banida, ela ainda vai funcionar normalmente, mas seu uso é mal visto pelo algoritmo do aplicativo e pode prejudicar o alcance e engajamento de sua publicação.
Por fim, a lista de hashtags banidas pelo instagram muda constantemente, pois depois de algum tempo a hashtag pode voltar a ser liberada para uso normal.
Todos podem usar hashtags, mas se seu perfil for privado, a publicação não será mostrada para quem não te segue.
Além disso, apenas você pode marcar suas próprias fotos e vídeos, ou seja, hashtags usadas por outras pessoas nos comentários não funcionam como marcação para a postagem.
Hashtags podem ser usadas na bio, nas legendas, nos comentários e também nos stories.
E onde fica melhor, na legenda ou nos comentários?
Essa é uma questão principalmente de estética, já que elas funcionam da mesma forma nos dois lugares.
É possível, inclusive, usar algumas hashtags na legenda e outras em um comentário na mesma postagem, desde que não ultrapasse mais de 30 por publicação.
No entanto, uma hashtag grande (que possua mais de um milhão de publicações) pode não ser tão eficaz se utilizada nos comentários.
Isso porque a ordem de apresentação no feed leva em conta a hora da postagem inicial da publicação, assim até que o comentário seja publicado, sua foto poderá ficar perdida entre muitas outras fotos que forem publicadas depois.
Você já criou um perfil no instagram para a sua empresa? Então baixe nosso ebook gratuito “#Hashtags para empreendedorismo & Marketing Digital” com várias dicas e as melhores hashtags para o seu negócio 🙂
Hashtags podem ser inseridas a qualquer momento, tanto na legenda que acompanha a publicação, quanto em um comentário ou mais tarde ao editar aquela legenda.
Vale lembrar que se você adicionar a hashtag depois de já ter publicado a postagem, ela ainda vai respeitar o horário em que foi publicada inicialmente.
Por isso, acrescentar as hashtags depois de um tempo não vai trazer a sua publicação de volta para o topo do feed das pessoas, ok?
Não existe consenso quanto a isso.
Há quem acredite que o melhor é usar todas as 30 hashtags permitidas, porque cada uma consiste em uma oportunidade que não pode ser desperdiçada.
Por outro lado, existem estudos apontando que o uso do número máximo pode ser prejudicial ao alcance e engajamento. Nesse caso, o número recomendado varia bastante, entre 9 e 11 hashtags, ou 25, ou apenas 1 ou não mais que 3 por post.
Enfim, o ideal é analisar o que vai funcionar para o seu perfil, por meio da realização de testes e sempre produzindo conteúdo de boa qualidade.
O ideal é você usar hashtags de tipos diferentes em cada postagem.
Esses são alguns tipos bastante populares:
- Hashtags de produtos ou serviços: se você possui uma loja de cosméticos, por exemplo, pode usar #beleza ou #cosmeticos, mas deve buscar hashtags mais específicas que agreguem valor ao produto, como #CosmeticosNaturais, #CosmeticosVeganos ou #ComesticosImportados.
- Hashtags de marcas: você pode e deve criar uma hashtag para sua marca, bem como encorajar seus clientes a utilizarem ela também, ou você pode usar as hashtags de parceiros do seu negócio.
- Hashtags de promoções ou campanhas: essas hashtags podem servir como meio de divulgação, bem como de requisito para participação, por exemplo, pode ser exigido que o participante compartilhe a foto da promoção marcada com a hashtag da campanha.
- Hashtags de curadoria: são criadas por páginas que repostam publicações de outros usuários relacionadas a um tema específico, funcionando, assim, como uma coletânea de determinado assunto. Um exemplo seria #RioParaPobres, cuja página de mesmo nome reúne fotos tiradas por outros usuários em lugares do Rio de Janeiro com entrada gratuita ou de valor simbólico.
- Hashtags de nicho: ao contrário das hashtags genéricas (que costumam acumular milhares de novas publicações por minuto), as hashtags de nicho são menos concorridas e têm maior chance de te levar ao seu cliente ideal. Por exemplo, ao invés de usar apenas #penteados, direcione ao público-alvo com #PenteadoNoiva ou #PenteadoFormanda.
- Hashtags de comunidade: elas são excelentes para encontrar pessoas com interesses em comum, por exemplo, #BookGram reúne publicações de amantes dos livros, enquanto #InstaDogs é o paraíso para quem gosta de cachorros.
- Hashtags sazonais: podem se referir a datas comemorativas, como #DiaDasMães e #DiaDoSorvete, bem como feriados, estações do ano, aniversários, enfim, qualquer data que se renova a cada ano.
- Hashtags de localização: além de adicionar a localização da postagem no campo específico para isso, é possível usar também hashtags que indicam, por exemplo, a cidade onde você mora.
- Hashtags diárias: são ótima fonte de inspiração para quando não sabemos o que postar, por exemplo, #MotivationMonday faz a segunda-feira o melhor dia para compartilhar frases motivacionais e a mais conhecida #ThrowbackThursday enche as quinta-feiras com muita nostalgia a cada semana.
- Hashtags de frases ou expressões: exigem muito cuidado, porque embora sejam populares, o seu uso não é recomendado, por exemplo, #SigoDeVolta e #BoaNoite, que, via de regra, só servem para alimentar métricas de vaidade.
- Hashtags de siglas: às vezes, a sigla é até mais popular que a hashtag original, como é o caso da #tbt, certamente pela sua praticidade e por ser mais fácil de lembrar por quem não tem afinidade com a língua inglesa.
- Hashtags de emojis: é possível usar um emoji sozinho ou acompanhado de alguma palavra, por exemplo, #Brasil seguido do desenho da bandeira.
Se você estiver procurando mais hashtags para se inspirar, confira nosso post: Melhores Hashtags do Instagram para usar em cada dia da semana.
- Use a ferramenta de busca do próprio Instagram –
caso a hashtag possua mais de cem mil publicações marcadas, é apresentada também uma lista de hashtags relacionadas, sendo esta a melhor forma para encontrar as melhores para o seu nicho.O Instagram removeu essa funcionalidade, mas você ainda pode buscar cada hashtag para verificar se ela é relevante para o seu conteúdo. - Utilize outros aplicativos ou mecanismos de busca – eu gosto muito do “Display Purposes” e “Hashtag Stack“, em língua inglesa, mas seu uso é bastante intuitivo.
- Confira quais hashtags estão sendo usadas pela concorrência – mas não vale só copiar, viu? Aproveite o que for bom e faça ainda melhor.
- Veja quais hashtags estão sendo usadas e/ou seguidas pelos seus clientes e público-alvo, bem como as preferidas de influenciadores (ou blogueirinhes) do nicho.
Você tem um insta de viagens ou quer compartilhar uma foto das suas últimas férias? Então baixe nosso ebook gratuito “Guia do Instagram de Viagens” com várias dicas e as melhores hashtags para o seu post decolar 🙂
- No feed, o Instagram só mostra as duas primeiras linhas da legenda. Por isso, tudo que ultrapassar essas duas linhas (ou 125 caracteres), inclusive suas hashtags, vai ficar escondido e só pode ser visto ao apertar “…mais” no final da legenda.
- Além disso, você pode usar uma divisória, como uma sequência de pontos (“.”) ou emojis, separados em linhas com a tecla enter, para deixar o texto da legenda longe das hashtags.
- Você também pode escondê-las nos comentários, comentando algo em sua própria foto, por exemplo, uma curiosidade ou simplesmente “tags”, e responder esse mesmo comentário com as hashtags que deseja usar.
Nos stories, é possível usar apenas um sticker de hashtag por story, mas com a ferramenta texto (ícone “Aa”) você pode inserir até 10.
Para escondê-las nos stories, você pode deixar o texto com a mesma cor da imagem de fundo ou colocar uma figurinha (ícone “GIF”) por cima dessas hashtags.
Dicas finais
- Faça sua própria lista de hashtags.
- Use hashtags do seu nicho, mas atenção ao número de publicações que ela já possui: o ideal é não ser muito popular (com milhões de posts), nem pouco popular (cuja publicação mais recente seja do mês passado, por exemplo).
- Não use hashtags banidas ou de spam e sempre verifique antes de publicar.
- Não use sempre as mesmas hashtags, porque o Instagram pode entender essa repetitividade como spam.
- Avalie a performance de cada publicação com base nas hashtags que você usou e mantenha sua lista atualizada com base nesses resultados.
Sentiu falta de algo nesse post? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários! Obrigada pela visita e boa sorte com as suas #hashtags 😊
[…] Se quiser criar uma hashtag para sua marca, veja nosso post: Como usar hashtags no Instagram em 2020. […]
Uma estratégia muito importante pra quem trabalha com o digital e usa o Instagram para gerar valor e alcançar novas pessoas!
É isso mesmo Gabi, as hashtags não são tão simples de utilizar no Instagram, mas quando feito de forma correta, o retorno é excelente! Obrigada pela sua observação viu 🙂
Senti falta de ter o nome e sobrenome do autor, para poder usar o artigo em trabalhos acadêmicos.
Bom dia Laís! Fico muito honrada de saber que você gostaria de usar meu artigo em trabalhos acadêmicos, muito obrigada! Deixo o link para o meu currículo Lattes, caso necessite: http://lattes.cnpq.br/6820009430638546, e compartilho também a referência para o presente artigo, sem indicação de nome de autor, mas conforme a ABNT: “COMO usar hashtags no Instagram. Planegio, São Paulo, 05 Fev. 2021. Disponível em: < http://planegio.com/como-usar-hashtags-no-instagram/ >. Acesso em: 08 Jun. 2021″.