O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, mas ela se parece mais com o Google Imagens do que com o Instagram, por exemplo.
Isso porque cada foto compartilhada na plataforma pode servir como um link direcionando para um site a sua escolha, por exemplo, seu blog ou sua loja.
Além disso, enquanto em outras redes sociais, as publicações têm tempo de vida útil bastante curto, no Pinterest, os pins podem se tornar populares a qualquer momento, ainda que inicialmente não tenham recebido muita atenção.
Assim, o Pinterest pode funcionar como uma ótima ferramenta de marketing para gerar tráfego orgânico dar maior visibilidade a seu negócio, desde que utilizado corretamente e com estratégia, conforme vamos aprender nesse post.
Criando uma conta
Crie uma conta business para ter acesso a mais recursos, como os dados Analytics.
Utilize o mesmo nome de usuário que você já utiliza em outras plataformas, a fim de ser encontrado com mais facilidade.
No nome de exibição, insira também alguma palavra-chave do seu nicho ou seu nome pessoal, para aumentar as formas pelas quais você pode se apresentar na barra de pesquisa.
Na descrição (“sobre seu perfil”), fale sobre o que você faz e principalmente como isso pode ajudar as pessoas. Inclua também palavras-chave relacionadas a sua área de atuação e indique outros endereços onde podem te encontrar, como por exemplo seu “@” do Instagram.
Por fim, reivindique seu site e conecte suas contas do Instagram, Etsy, Youtube ou Shopfy.
Criando pastas
Inicie seu perfil criando pelo menos três pastas com temas relacionados ao seu nicho.
O nome da pasta deve ser exatamente aquilo que as pessoas estão procurando, por exemplo, “Marketing de conteúdo” ou “Mídias Sociais”. Use palavras-chave e aproveite as sugestões que o próprio Pinterest oferece para você na seção “ideias para você” da barra de pesquisa.
Na descrição, explique que tipo de conteúdo você compartilhará naquela pasta, usando duas ou três frases curtas e diretas. Lembre-se de incluir palavras-chave e hashtags aqui também!
Para começar, coloque pelo menos 10 pins em cada pasta e procure adicionar novos pins diariamente.
Criando pins
Utilize suas próprias imagens e, caso precise usar fotos de outras pessoas, verifique se você tem autorização para fazer isso, porque plágio é crime!
Otimize suas imagens para o Pinterest: a proporção recomendada pelo site é 2:3 ou 1.000×1.500 pixels. O ideal é sempre fazer imagens verticais, lembrando que não há limite de altura, o que possibilita a criação de infográficos e passo a passos bem detalhados.
É possível publicar vídeos e imagens em carrossel, ou seja, 2 a 5 imagens em um único post.
Tanto no título, como na descrição, inclua palavras-chave relacionadas ao seu nicho. Na descrição, você pode também inserir hashtags.
A descrição deve incluir 2 ou 3 frases curtas relacionadas ao seu link, mais uma chamada para ação (call to action) convidando o usuário a clicar no pin e visitar seu site.
Adicione um link de destino para seu site, loja ou canal.
Você pode publicar imediatamente ou publicar em outra data, por isso, aproveite para deixar pins agendados por até 15 dias, a fim de que você tenha novos conteúdos diariamente.
Para cada produto, post no blog ou vídeo seu, o ideal é que você crie cinco pins diferentes, mas todos eles direcionados ao mesmo link. Assim você aumenta as chances de as pessoas encontrarem seu conteúdo.
Experimente usar frases, imagens e cores diferentes para cada um desses pins e depois verifique qual estilo teve melhor aceitação pelo público.
Crie uma identidade visual, ou seja, procure utilizar sempre o mesmo estilo de fonte para os textos, bem como as mesmas cores e imagens semelhantes, para que sua marca possa ser reconhecida mais facilmente.
Insira sua logo, nome ou endereço eletrônico nos pins.
Não apague seus pins, pois mesmo que ele não tenha conseguido bons resultados ainda, ele ainda pode atingir um alcance melhor no futuro. O segredo para isso é produzir conteúdo relevante e manter suas pastas ativas.
Salvando pins
Salve pins diariamente para manter suas pastas sempre ativas e atraindo novas pessoas.
Faça uma curadoria em suas pastas, salvando apenas os melhores pins que sejam relevantes para a sua área de atuação.
Salve entre 05 e 25 pins por dia, porque o seu tempo é melhor gasto produzindo novos conteúdos ao invés de salvando pins.
Além disso, o algoritmo do Pinterest tem penalizado contas que salvam, por exemplo, 50 pins por dia, como atividade de spam, podendo levar a suspensão de sua conta, por isso use a plataforma com moderação.
É melhor salvar apenas um único pin incrível, do que 10 pins só para fazer volume. Sempre foque na qualidade e não na quantidade.
Você pode salvar seus próprios pins em outras pastas, mas espere pelo menos uma semana depois de criar o pin para fazer isso.
Usando o Analytics
Se você tiver uma conta business, o Pinterest apresenta dados importantes sobre seus pins e informações do seu público:
Impressões é o número de vezes que seus pins foram vistos.
Público total é o número total de pessoas que viram os seus pins ou se engajaram com eles.
Engajamentos é o número total de engajamentos nos seus pins, incluindo pins salvos, closeups, cliques no link e deslizamento de carrossel de pins.
Público engajado é o número de pessoas que se engajaram com os seus pions.
Já as informações do público apresentadas são idade, gênero, país de origem e dispositivo mais usado.
Você pode acompanhar esses números semanalmente a fim de descobrir do que seu público mais gostou e produzir outros conteúdos semelhantes.
Como funciona o algoritmo do Pinterest 2020
Como toda rede social, o Pinterest também possui um algoritmo de funcionamento.
Se quiser saber um pouco mais sobre o algoritmo do Instagram, leia nosso post: Como funciona o algoritmo do Instagram em 2020.
Os algoritmos são sistemas de inteligência artificial que usam diversos dados e fórmulas para organizar os conteúdos compartilhados nas redes sociais.
Primeiramente, o Pinterest apresenta seus novos pins para seus seguidores. Então ele analise sua performance e distribui o pin nas páginas de resultados de busca e recomendações da página inicial.
Na análise da performance do pin, ele leva em conta a qualidade e valor que ele oferece ao usuário, considerando todas as interações feitas com o pin, bem como com a sua conta.
Quanto mais interações seus pins e seu perfil receberem, mais relevante ele será para o algoritmo, o que o motivará a entregar seu conteúdo para mais pessoas.
Desse modo, para ter sucesso na internet é importante entender como eles funcionam e seguir as regras desse jogo.
Dicas finais
Algumas boas práticas para fazer o algoritmo do Pinterest trabalhar a seu favor são:
- Aprenda técnicas de SEO para escrever títulos e descrições que o algoritmo (e as pessoas) vão adorar.
- Conheça o seu público-alvo e ofereça o que ele quer da forma mais fácil para ele encontrar.
- Use palavras-chave no seu nome de exibição, descrição do perfil, bem como nos títulos e descrições dos pins e das pastas.
- Seja consistente, ou seja, crie novos pins com frequência.
- Crie novos pins para seus posts e vídeos antigos, a fim de atrair novas visitas para seu site ou canal.
- Utilize chamadas para ação (call to action), convidando as pessoas a clicarem no pin para visitarem seu site.
- Crie uma identidade visual para reforçar a sua marca.
Você já usa o Pinterest? Aproveite para seguir nosso perfil @planegio para ver muito mais dicas para o seu negócio! Obrigada pela visita e até o próximo post 😊