10 motivos porque ninguém curte os seus posts

Você tirou uma foto bacana, editou, colocou filtro, escreveu uma legenda legal e até incluiu hashtags, mas ninguém curtiu o seu post?

Infelizmente isso ocorre com bastante frequência em qualquer plataforma, seja no Instagram ou Facebook, em qualquer rede social ou nos nossos próprios blogs.

Mas vamos analisar os principais motivos porque os seus posts não recebem curtidas e aprender como melhorar o seu alcance e engajamento:

O algoritmo do Instagram mudou.

O algoritmo é o sistema de inteligência artifical que seleciona quais posts serão mostrados para cada usuário do aplicativo, com base em diversos quesitos e cálculos matemáticos.

Para o algoritmo do Instagram, em específico, os principais critérios de classificação são: interesse, novidade e relacionamento.

Se você quiser aprender mais sobre como isso funciona, leia nosso post: Como funciona o algoritmo do Instagram.

O maior problema é que o algoritmo muda a todo instante e por isso ele é tido como o maior vilão de toda estratégia de marketing digital.

Nesse post, nós mostramos algumas das últimas atualizações, que podem te interessar: Novo algoritmo do Instagram.

Infelizmente não podemos escapar dele e nem sempre é “tudo culpa do algoritmo”, pois com os devidos cuidados você pode fazê-lo trabalhar a seu favor.

O título do post não chamou a atenção.

É sabido que as pessoas têm cada vez menos tempo (e paciência) e na internet elas têm ainda mais pressa.

Em poucos segundos, a gente já decide se vai continuar vendo um post e já passar para o próximo sem nem ler a legenda ou deixar um like.

A cada minuto surgem centenas de novos posts nas redes sociais, por isso você precisa caprichar se quiser se destacar no meio dessa multidão.

Veja nesse post uma técnica excelente para conseguir a Atenção, Interesse, Desejo e Ação do seu cliente: Modelo AIDA para o post perfeito no Instagram.

Você caiu no shadowban.

O shadowban é a penalidade que o Instagram aplica para os perfis que não seguem as regras de uso do aplicativo.

Alguns efeitos desse castigo são que as hashtags param de funcionar e o alcance dos seus posts fica próximo a zero.

Você pode aprender mais sobre ele e principalmente como não cair nele, lendo nosso post: Shadowban no Instagram.

Vale lembrar que o shadowban não se confunde com o bloqueio, que também atrapalha o desempenho dos seus posts, mas tem outros detalhes que explicamos melhor nesse post: Instagram bloqueado temporariamente.

O post é muito complexo ou técnico demais.

Na internet, você encontra todo tipo de pessoa: desde alguém que nunca tinha ouvido falar no seu produto até um especialista no seu nicho, que pode inclusive ser o seu concorrente.

Portanto, o ideal é que você produza conteúdo direcionado para o topo de funil, ou seja, com temas que sejam de interesse para o público em geral.

Lembre-se ainda de utilizar uma linguagem simples e acessível, capaz de ser entendida por todos os seus futuros seguidores.

Você já ouviu falar em conteúdo evergreen? Com ele, você pode até mesmo reutilizar seus posts e eles continuarão sempre interessantes! Saiba mais no nosso post: Conteúdo evergreen para marketing digital.

Você posta demais ou “de menos”.

A chave para o sucesso no marketing digital é a “consistência”.

O algoritmo gosta de quem usa o aplicativo com mais frequência (e assim vê mais anúncios, gerando mais lucro para o Instagram).

Além disso, na internet, quem não é visto, não é lembrado, então você deve buscar estar sempre no campo de visão e na mente do seu público-alvo.

No entanto, é preciso muita cautela para não postar demais e acabar perdendo seguidores.

A melhor forma de encontrar esse equilíbrio é montando um calendário de conteúdo, para o qual você encontra um passo a passo nesse post: Como montar um plano de marketing de conteúdo.

Você não divulgou o seu post (ou divulgou errado).

Primeiramente, divulgar o post não significa marcar pessoas que não estejam na sua foto e muito menos mandar o post por DM (ou mensagem direta) para todo mundo.

O jeito certo de fazer a divulgação é:

  • Compartilhar o post nos seus stories, acrescentando mais alguma curiosidade ou caprichando na decoração com figurinhas.
  • Compartilhar nas suas outras redes sociais, como o Pinterest (veja como no nosso post: Como usar o Pinterest para o seu negócio).

As suas hashtags não estão funcionando.

Uma forma de melhorar o alcance das suas publicações de maneira orgânica, ou seja, de graça, é utilizando as hashtags.

Mas não basta só colocar um jogo da velha antes de qualquer palavra viu?

Se quiser aprender a utilizá-las, confira nosso post: Como usar hashtags no Instagram.

Todos os seus posts são iguais.

O feed do seu Instagram só tem selfies ou fotos de produtos? Talvez seja por isso que ninguém mais curte os seus posts…

Não há nada de errado em valorizar aquilo que você faz melhor, mas é possível mostrar isso com mais criatividade.

Veja nesse post, como criar conteúdo de qualidade e com estratégia: Matriz de conteúdo para marketing digital.

Algumas pessoas não curtem nada mesmo.

Você tem vários seguidores, mas ninguém curte os seus posts?

Talvez isso aconteça porque o algoritmo não mostrou a sua publicação para eles.

Ou ainda, essas pessoas simplesmente não têm o hábito de curtir nada, já que o uso da internet é um momento de lazer e descanso, sem fazer muito esforço além de rolar o feed no aplicativo.

Por isso, é sempre bom fazer uma CTA (chamada para ação) para lembrar seus seguidores que curtida é bom e todo mundo gosta rs

Você também não curte o post de ninguém.

Se quiser receber mais curtidas, você precisa curtir os posts das outras pessoas também, pois engajamento é uma via de mão dupla.

Quando alguém deixar um comentário na sua foto, agradeça o carinho respondendo e se puder, retribua com pelo menos uma curtida em sua página.

Apesar de tudo, as redes sociais ainda são redes de relacionamento e você não pode se esquecer de que existe uma pessoa ali do outro lado da internet.

E aí? Descobriu porquê os seus posts não recebem tantas curtidas quanto você gostaria? Conta pra gente nos comentários!

Obrigada pela visita e até o próximo post 🙂