Guia de tamanhos instagram

O Instagram é uma rede social predominantemente visual, por isso é indispensável que suas fotos e vídeos tenham boa qualidade.

Uma forma de garantir que suas imagens não fiquem borradas ou cortadas é deixá-las no tamanho ideal para a plataforma, conforme iremos mostrar nesse post.

Se quiser ver outras dicas para o seu perfil, confira esse post: Como criar um perfil incrível para sua empresa no Instagram.

Quais são os tamanhos ideais?

Na tabela a seguir, você encontra uma lista com as proporções e os tamanhos ideais para cada tipo de post:

Tipo de post do Instagram Proporção Tamanho
Foto de perfil 1 : 1 180 x 180 px
Foto quadrada 1 : 1 1080 x 1080 px
Foto horizontal 1,91 : 1 1080 x 608 px
Foto vertical 4 : 5 1080 x 1350 px
Stories 9 : 16 1080 x 1920 px
IGTV 9 : 16 1080 x 1920 px
Capa do IGTV 1 : 1,55 420 x 654 px
Prévia IGTV no feed 4 : 5 1080 x 1350 px
Reels 9 : 16 1080 x 1920 px
Reels no feed 4 : 5 1080 x 1350 px

A proporção é a relação entre a largura e a altura da foto, de tal modo que 4:5 significa que se a largura da imagem mede 4, então sua altura deve medir 5. Isso é importante para que suas fotos não sejam cortadas.

O tamanho é o número de pixels que compõem sua foto. Se ela for maior que o tamanho recomendado, ela será comprimida pelo aplicativo; por outro lado, se ela for menor, será ampliada, e em ambos os casos a qualidade da imagem poderá ser prejudicada.

Vale anotar que, mesmo que você publique suas fotos no tamanho ideal, o aplicativo ainda irá salvar várias cópias em tamanhos variados para mostrar em lugares diferentes, como por exemplo, no celular e no computador.

Vamos analisar cada um desses tamanhos com mais detalhes.

Tamanho ideal para foto de perfil

O aplicativo recomenda uma imagem de 110 x 110px, mas o ideal é usar 180 x 180px, pois essa será a dimensão apresentada para quem acessar o Instagram pelo computador.

Tamanho ideal para fotos e vídeos no feed

No feed, é possível compartilhar fotos ou vídeos quadrados, com proporção 1:1 e tamanho 1080 x 1080px; bem como fotos ou vídeos na posição horizontal, com proporção 1,91:1 e tamanho 1080 x 608px; ou ainda fotos ou vídeos na posição vertical, com proporção 4:5 e tamanho 1080 x 1350px.

Na página de perfil, as fotos e vídeos aparecem enfileirados de três em três (o que se chama de grid) e cortados de modo a ficarem todos quadrados.

O maior problema é que o aplicativo pode acabar cortando parte do seu rosto ou metade do logo de sua empresa nesse processo.

Por isso, é importante ter cuidado para que ele não corte elementos importantes de seus posts verticais ou horizontais quando forem mostrados no seu perfil.

Uma maneira de garantir que nada disso ocorra é fazer um teste antes, verificando como sua imagem ficaria cortada em formato quadrado antes de postar. Você pode fazer isso em qualquer aplicativo de edição de imagens, como dentro do próprio Google Fotos.

Os vídeos postados no feed devem ter no máximo um minuto de duração (vídeo curto), pois vídeos longos serão compartilhados como IGTV, com apenas uma prévia compartilhada no feed e página de perfil.

Foto ou vídeo no feed

Tamanho ideal para stories

O tamanho ideal para os stories é de 1080 x 1920px com proporção de 9:16 e em posição vertical.

Um problema dos stories é que seu tamanho de exibição varia de acordo com cada modelo de smartphone, por isso, além de se atentar para o tamanho ideal, você deve sempre respeitar as margens do aplicativo.

Tome cuidado especialmente com as bordas, pois elas serão cobertas pela sua foto e nome de perfil na borda superior e pela caixa de texto para resposta na borda inferior.

Da mesma forma, quando inserir figurinhas interativas, tente não colocá-las nos cantos para não serem cortadas ou encobertas ou clicadas por acidente quando alguém for avançar ou voltar nos stories.

Foto ou vídeo nos stories

Tamanho ideal para IGTV

Você pode publicar vídeos para IGTV na posição vertical com uma proporção de 9:16 e resolução de 1080 x 1920px ou na horizontal com uma proporção de 16:9.

Os vídeos devem ter pelo menos um minuto de duração e no máximo 15 minutos se for carregado em um dispositivo móvel ou até 60 minutos ao ser carregado pela web.

Os arquivos devem estar no formato MP4, com uma taxa de quadros mínima de 30 FPS (quadros por segundo) e uma resolução mínima de 720 pixels.

O tamanho recomendado para a foto de capa do IGTV é de 420 x 654px ou proporção de 1:1,55.

No feed, será apresentada uma prévia de um minuto do vídeo e ele será cortado para aparecer na proporção de 4:5.

Já no grid, o vídeo aparecerá em tamanho quadrado, na proporção 1:1.

Foto ou vídeo do igtv

Tamanho ideal para Reels

Reels são vídeos curtos gravados na posição vertical em proporção 9:16 e com duração entre 3 e 30 segundos.

Vídeo do reels

Eles podem ser publicados nos stories ou no feed.

Ao ser publicado no feed, ele será cortado em um formato 4:5 (1080 x 1350px), enquanto no grid (ou feed do perfil) ele aparecerá cortado em tamanho quadrado (proporção 1:1).

Assim, é importante observar que os reels têm três tamanhos diferentes de visualização (tela cheia, no feed e no perfil), conforme explicamos no quadro abaixo:

Guia dos tamanhos do instagram reels

Por que minhas fotos perdem a qualidade quando eu posto no Instagram?

Isso pode acontecer porque suas imagens não estão no tamanho adequado para o aplicativo.

Se sua foto tiver mais que 1080px, o Instagram precisará comprimi-la, prejudicando a resolução.

Por outro lado, se seu tamanho for inferior a 320px, ela acabará sendo ampliada e aparecerá granulada ou “pixelizada”.

Portanto, o ideal é que você já deixe sua foto na dimensão adequada (entre 320px e 1080px) para que o aplicativo não tenha que fazer isso automaticamente e correndo o risco de prejudicar a resolução.

Por que meus vídeos perdem qualidade quando posto no Instagram?

Os vídeos postados no feed  devem ter duração de 02 até 60 segundos e tamanho de arquivo máximo de 4GB.

Se seu vídeo ultrapassar essas medidas, você não conseguirá publicá-lo ou ele será comprimido, provocando perda na qualidade.

Se o vídeo tiver mais do que um minuto, ele é considerado um vídeo longo e o aplicativo sugere que seja publicado como IGTV.

Por isso, é importante se atentar a esses limites na hora de postar um vídeo no feed do seu perfil.

Você tem mais dúvidas sobre o Instagram? Talvez você possa se interessar em saber Como funciona o algoritmo do Instagram em 2020.

Qual é o melhor formato de post para o feed do Instagram?

Cada formato de post tem as suas vantagens e desvantagens, por isso, a resposta para essa pergunta depende do tipo de conteúdo você irá compartilhar.

Veja abaixo comparações entre fotos quadrada, vertical e horizontal e sua apresentação no feed e no grid do aplicativo:

Foto quadrada
Foto vertical
Foto horizontal

Resumindo:

  • Fotos quadradas são ótimas porque são mostradas da mesma forma no feed e no grid, não tem erro!
  • Fotos verticais são boas porque ocupam mais espaço na tela do celular, chamando mais atenção para a foto, mas suas bordas superiores e inferiores ficam cortadas no grid;
  • Fotos horizontais são boas porque valorizam a legenda, mas deixam a foto proporcionalmente menor no feed e cortam as laterais no grid.

Agora que você já sabe as proporções e tamanhos mais adequados para os seus posts, você também pode querer saber: Como usar hashtags no Instagram.

Se ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários, ok?

Obrigada pela visita e até o próximo post!