Existem muitas ferramentas de gestão que, se utilizadas corretamente, trazem vários benefícios até mesmo para os pequenos negócios.
Para esse post, escolhemos a matriz BCG, que pode ser feita em qualquer momento, não exige muito investimento e embora tenha sido criada para organizar portfólios de empresas, pode ser adaptada para auxiliar também nas mais diversas situações, como na sua estratégia de marketing digital.
O que é a Matriz BCG?
A Matriz BCG é uma ferramenta gráfica de análise do desempenho de produtos e serviços com base em sua demanda e participação no mercado.
Ela foi criada por Bruce Henderson para a empresa Boston Consulting Group (BCG), na década de 1970, com a finalidade de auxiliar na tomada de decisões sobre o portfólio de produtos, analisando seu ciclo de vida no mercado e indicando a melhor estratégia de investimentos para a empresa.
Seu gráfico possui dois eixos: taxa de crescimento do mercado (eixo y ou vertical) e taxa de participação relativa da empresa nesse mercado (eixo x ou horizontal).
Assim, a matriz possui quatro categorias:
- Vaca leiteira: é um produto ou serviço já consolidado no mercado, com vendas estáveis, mas com baixa perspectiva de crescimento.
- Estrela: é um produto ou serviço que tem alta participação em um mercado em grande expansão.
- Interrogação: é um produto ou serviço com alta taxa de crescimento do mercado, mas ainda sem grande participação pela empresa.
- Abacaxi: é um produto ou serviço que tem baixa participação em um mercado de baixo crescimento ou em queda.
Como usar
A análise da matriz BCG pode auxiliar na tomada de decisão sobre investimentos nos produtos e serviços da empresa.
Desse modo, as decisões que podem ser tomadas são:
- Manter: a “vaca leiteira” já está consolidada no mercado, portanto não são necessários novos investimentos de marketing ou para vendas e o foco deve ser principalmente conservar essa situação.
- Investir: os produtos “interrogação” e “estrela”, por possuírem mercados em expansão, demandam novos investimentos para tirarem proveito de todo seu potencial e se destacarem entre os concorrentes que também estão em busca desse mercado em ascensão.
- Abandonar: o mercado do “abacaxi” tem baixo crescimento ou se encontra em declínio, por isso, a melhor decisão tende a ser abandoná-lo para direcionar os seus recursos a outros produtos com melhores perspectivas de retorno.
Além disso, a matriz BCG também pode ajudar na visualização do ciclo de vida dos produtos do negócio.
Isso porque tudo nasce, cresce e um dia morre e os produtos não são exceção a essa regra.
Infelizmente, uma “vaca leiteira” pode não dar leite para sempre e, se tudo der certo, uma “interrogação” não permanecerá uma incógnita por muito tempo.
O mercado muda a todo instante, em razão disso é importante verificar periodicamente em que momento os produtos ou serviços de sua empresa se encontram, a fim de planejar os próximos passos.
Com base nessa matriz, é possível identificar 4 estágios do ciclo de vida dos produtos:
- Introdução (interrogação): O lucro ainda não é significativo, pois o investimento inicial pode ter sido alto, mas apresenta grande potencial de retorno no futuro.
- Crescimento (estrela): O lucro aumenta à medida que o produto ganha aceitação no mercado, o qual também se encontra em crescimento e demanda maiores investimentos para afastar novos concorrentes.
- Maturidade (vaca leiteira): O produto já está consolidado no mercado, com vendas estáveis e por isso requer investimentos apenas para manter essa situação. Assim, os lucros advindos daqui podem ser investidos nas “estrelas” e “interrogações”.
- Declínio (abacaxi): As vendas estão em queda, já que o produto se tornou ultrapassado com o passar do tempo e não há perspectiva de retomada do mercado.
Como montar
- Faça uma lista de seus produtos ou serviços, organizando em ordem crescente de vendas.
- Calcule a taxa de crescimento das vendas de cada item, comparando o desempenho com um período anterior.
- Faça uma análise do mercado, no tocante a sua perspectiva de crescimento e sua participação atual .
- Desenhe o gráfico.
- Classifique seus produtos nas quatro categorias: vaca leiteira, interrogação, estrela e abacaxi.
- Construa seu plano de ação a partir das conclusões obtidas.
Vantagens e desvantagens
A Matriz BCG tem a vantagem de ser uma representação visual simples e bastante informativa dos produtos e serviços da empresa.
Ela pode ser feita a qualquer momento e por empresas de todos os portes, pois não envolve muitos custos para sua elaboração.
Além disso, apresenta um retrato atual da situação dos negócios, com dados importantes para a tomada de decisões futuras.
Por outro lado, a sua análise requer alguns cuidados, que podem ser tidos como desvantagens da ferramenta.
A matriz BCG leva em conta apenas dois fatores, no caso, a taxa de crescimento do mercado e a taxa de participação da empresa. Todavia, o sucesso de um negócio depende de muitos outros fatores.
Para contornar esse problema, é possível usá-la em conjunto com outras estratégias, além de de adaptar a matriz BCG para analisar outros fatores, como em nosso exemplo a seguir:
Matriz BCG no Marketing digital
No modelo de matriz que elaboramos, foram levadas em consideração a taxa de crescimento de cada rede social e as taxas de retorno de investimento que elas têm trazido.
Dessa forma, enquanto o Instagram tem sido a rede que mais cresce, o Snapchat entrou em desuso. A razão disso certamente foi a inclusão da ferramenta “stories” ao Instagram, que trouxe as mesmas funcionalidades do Snapchat.
Por outro lado, nesse caso, investimentos nos mecanismo de pesquisa do Google e Pinterest têm gerado mais resultados, como visitas ao site e leads, do que investimentos realizados na plataforma LinkedIn, por exemplo.
Em razão desse cenário, concluise- que é mais interessante investir no Instagram e no Pinterest, bem como no Facebook e em SEO para o Google.
Você já usou a matriz BCG para sua empresa? Ou você possui outra ferramenta que considera mais útil? Conta pra gente nos comentários.
Obrigada pela visita e até a próxima 😊