Características do empreendedor de sucesso

Quando você pensa em alguém empreendedor, qual imagem vem a sua mente? Uma empresária muito bem sucedida, dona de seu próprio negócio? Um motorista de aplicativo? Uma funcionária do setor de inovação de uma empresa? Alguém que cria uma ONG para ajudar na solução dos problemas da sua comunidade?

O que todas essas pessoas têm em comum? Será que você também tem essa qualidade empreendedora ou pode desenvolvê-la um dia?

Nesse artigo vamos falar sobre as características do empreendedor de sucesso, como conquistar esses atributos e, consequentemente, também obter sucesso em sua empreitada.

O que é ser empreendedor?

Segundo a doutrina, o espírito empreendedor apresenta basicamente três características (Chiavenato, 2012, p. 14):

  1. necessidade de realização,
  2. disposição para assumir riscos e
  3. autoconfiança.

Assim, o professor Chiavenato ensina que empreendedor é aquela pessoa que assume riscos e dá início a alguma novidade.

Por sua vez, José Dornelas (2016, s/p) explica que “empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.

Podemos concluir então que para ser empreendedora, essa pessoa deve criar algo novo, assumindo os riscos e responsabilidades disso, com autoconfiança e planejamento para fazer seu negócio dar certo.

Quais são as características de um empreendedor de sucesso?

Existem diversas habilidades que podem aumentar as chances de sucesso de uma empreitada, variando, inclusive, conforme o nicho do empreendimento.

No entanto, ao longo dos anos, pesquisadores, como o psicólogo norte-americano David McClelland, verificaram algumas características mais frequentes e, por isso, essenciais para os empreendedores de sucesso:

1. Iniciativa

Ter proatividade, prestar atenção às oportunidades e, principalmente, colocar suas ideias em prática.

O Global Entrepreneurship Monitor (GRECO, 2018, p. 9) identificou duas categorias de empreendedores, com base em sua motivação:

  • Empreendedor por oportunidade: aquele capaz de escolher o empreedimento como sua carreira, após ter identificado uma oportunidade.
  • Empreendedor por necessidade: aquele que não possui outra opção para obter seu sustento e se vê obrigado, por exemplo, em razão do desemprego, a buscar uma oportunidade de negócio.

Veja que, em ambos os casos, a iniciativa e a busca por oportunidades estão presentes, embora por motivos distintos.

2. Persistência

Não desistir em face das dificuldades e encontrar forças para tentar de novo ou recomeçar após uma derrota.

3. Cálculo de riscos

Tomar decisões de maneira consciente, buscando reduzir as chances de erro.

4. Melhoria contínua

Sempre fazer cada vez melhor, com padrão de qualidade elevado e superação de expectativas.

5. Comprometimento

Assumir a responsabilidade pelo sucesso do negócio, envolvendo às vezes até o sacrifício pessoal (mas tenha muito cuidado com a síndrome de burnout!). Sempre fazer o que diz e honrar suas promessas.

6. Busca de informações

Acompanhar as mudanças do mercado para atualizar o negócio ou antecipar tendências.

7. Estabelecimento de metas

Criar objetivos de curto, médio e longo prazos, sempre mensuráveis e com indicadores de resultados.

8. Planejamento

Organizar as tarefas e diferentes etapas do empreendimento, traçando metas, avaliando resultados e fazendo as adaptações necessárias diante dos desafios encontrados.

9. Persuasão

Demonstrar empatia e autoridade para construir bons relacionamentos com clientes e colaboradores.

10. Autoconfiança

Confiar em si mesmo e transmitir confiança para os demais, exercer liderança e inspirar as pessoas, agindo com otimismo e determinação.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Muitas pessoas, ao verem um empreendedor de sucesso, podem pensar que ele é um empreendedor nato ou que realmente nasceu para aquilo.

No entanto, ninguém nasce pronto.

O caminho para o sucesso é longo, possui alguns fracassos e muitos aprendizados.

Algumas pessoas podem ter tido a oportunidade de desenvolver suas habilidades mais cedo, por exemplo, observando familiares ou outros empreendedores desde a infância, mas sempre há tempo e espaço para nos aprimorarmos.

Vejamos algumas maneiras para você desenvolver as características que mencionamos no tópico anterior.

  • Iniciativa:

Não basta simplesmente ter uma ideia e boa vontade, é preciso ter iniciativa e colocá-la em prática.

Não se trata de intuição, é necessário estar sempre atento ao mundo a sua volta para identificar as boas oportunidades.

Sua trajetória deve partir do problema para encontrar a solução, pois por mais interessante que possa parecer uma ideia, se não existe um problema, não há uma demanda e serão poucas as chances de sucesso desse negócio.

Uma dica é viver intensamente algo que já desperte o seu interesse, assim, você será capaz de visualizar dentro desse universo uma demanda reprimida para desenvolver uma melhoria ou novidade na área.

  • Busca de informações

Estude sempre, pois o mundo se renova constantemente e todo dia há algo novo para aprendermos.

Tanto antes, quanto depois de iniciar o negócio, você deve procurar saber tudo sobre seu produto ou serviço e fazer uma pesquisa de mercado que envolva clientes, fornecedores e concorrentes.

  • Cálculo de riscos

Uma vez em posse de todas as informações necessárias, é possível calcular os riscos e medir as chances de sucesso do seu projeto.

Caso ele não se mostre viável, há dois caminhos: fazer alterações ou descartar totalmente essa ideia.

Mesmo que você se encaixe na segunda hipótese, não desanime, pois o conhecimento que conquistou até agora continuará consigo e poderá ser aproveitado em futuras empreitadas. Nada é em vão!

  • Estabelecimento de metas

Ao calcular os riscos, você já deve ter tentado estebelecer suas metas.

Isso porque esse cálculo deve levar em conta uma relação de custo e benefício, ou seja, você deve analisar se os benefícios alcançáveis compensam os custos envolvidos.

Assim, você pode estabelecer metas mais ou menos ambiciosas, considerando os riscos que elas implicam.

  • Planejamento

Você pode se considerar uma pessoa pouco organizada ou que gosta de aprender na prática, mas é indispensável ao menos um mínimo de planejamento para iniciar e manter um negócio.

Seria como planejar uma viagem. Antes de sair de casa, você precisa decidir seu destino, descobrir se é possível ir de carro ou se precisará voar de avião, quanto dinheiro será necessário, quanto tempo você poderá passar ali, se são exigidos vistos e vacinas, entre outros cuidados indispensáveis, sob o risco de seu passeio não decolar.

Caso o planejamento não seja o seu forte, é possível contratar uma empresa ou profissional especializados em planos de negócios.

É interessante também buscar um mentor, alguém que já trilhou pelos caminhos que você pretende passar e que possa te aconselhar nessa trajetória.

  • Comprometimento

Uma vez definidas as metas e estebelecido o plano, é preciso comprometer-se em colocá-los em prática.

Monte em cronograma com base em suas prioridades e tenha compromisso também com sua saúde física e mental, pois você está se esforçando para que seu negócio seja bem sucedido e longevo, mas você também precisa estar em boa forma para celebrar suas conquistas.

  • Persuasão

Para ser um empreendedor de sucesso não basta saber vender o peixe, é preciso desenvolver sua inteligência interpessoal.

E isso não depende apenas do seu carisma, pois você pode se aperfeiçoar buscando cursos de oratória, liderança, motivação e customer success, entre outros métodos que podem te ajudar a desenvolver bons relacionamentos com clientes e colaboradores.

  • Autoconfiança

Se você não acredita em si mesmo, quem irá acreditar? Seja seu maior fã, pois só você sabe todas as batalhas que enfrentou e venceu para chegar até aqui.

Para ter mais segurança, você pode estudar e planejar bastante até sentir que a sua ideia já está madura o suficiente para sair do papel.

Mas tenha cuidado com o perfeccionismo, porque feito pode ser melhor que perfeito e você pode e deve se aprimorar no caminho.

  • Persistência

Sabemos que você está dando o seu melhor, mas às vezes a vida não colabora com nossos planos.

Empreender não é como seguir um trilho de trem, mas sim como fazer uma trilha, pois se você se deparar com um obstáculo, você pode encontrar outros caminhos para seguir.

Não desista!

  • Melhoria contínua

O que é sucesso para você? Ter um milhão de reais no banco? Abrir filiais no Brasil inteiro? Atender milhares de clientes satisfeitos?

O sucesso é o nosso destino, mas ele não precisa ser a parada final.

Procure melhorar sempre!

Como desenvolver as características para empreender com sucesso?

Algumas das características apontadas, se já não fazem parte da sua personalidade, precisam partir de dentro de você e essa será sua primeira iniciativa.

Outras podem ser delegadas a pessoas de sua confiança, como, por exemplo, a atividadade de planejamento. Mas o ideal é que você tenha ao menos uma noção básica de todas as habilidades que mencionamos.

Se você optar pelo aprendizado formal, é possível buscar um curso de graduação (licenciatura e bacharelado) em administração, ciências contábeis, marketing ou engenharia de produção, por exemplo.

Se você já possui ensino superior em qualquer área, pode buscar uma pós graduação ou um MBA em gestão de negócios.

Algumas instituições oferecem ainda cursos de curta duração (dois anos) para formação de tecnólogos em gestão e empreendedorismo.

Cursos online gratuitos e canais no Youtube para empreendedores

Se você não tem tempo ou recursos para investir por enquanto, você pode começar com alguns cursos online e gratuitos:

  • Sebrae: possui grande variedade de cursos sobre empreendedorismo, finanças, pessoas, planejamento, leis, mercado e vendas, entre outros. Confira nesse link.
  • Senai: possui cursos sobre empreendedorismo, finanças, logística, gestão de pessoas, contabilidade para não contadores e ferramentas como word, excel e powerpoint, entre outros assuntos. Confira nesse link.
  • Fundação Bradesco: possui cursos nas áreas de administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional e educação básica e pedagógica. Confira nesse link.
  • Fundação Getúlio Vargas: possui cursos sobre economia e finanças, estratégia e negócios, liderança e pessoas, marketing e vendas, entre outros temas. Confira nesse link.

Você também pode aprender sobre empreendedorismo no youtube:

  • Sebrae: possui vídeos sobre os mais diversos assuntos, desde dicas rápidas a debates com especialistas sobre temas atuais e importantes do mundo dos negócios. Confira nesse link.
  • Vale também conhecer os canais do sebrae de cada estado, porque eles possuem conteúdos específicos para os interesses da região, por exemplo,  você encontra o Sebrae SP nesse link.
  • O Sebrae possui ainda outro canal, chamado “Sebrae Talks”, com muito mais dicas para empreendedores, que você pode conferir nesse link.
  • TEDx Talks: possui histórias inspiradoras e ensinamentos que você pode aproveitar em sua jornada empreendedora. Nesse link estão as palestras em língua portuguesa, porém alguns vídeos de outras nacionalidades foram legendados em nosso idioma.
  • Foras de Série: esse canal traz muita informação, referência e inspiração. Nesse link você pode conhecer histórias de pessoas foras de série, como Luiza Trajano, fundadora da Magazine Luiza, e Caito Maia, fundador da Chilli Beans.
  • Shark Tank Brasil: nesse programa de televisão, empreendedores buscam investidores para seus negócios. Há ótimas ideias para nos inspirarmos, mas a parte mais interessante são as críticas e sugestões dos “tubarões”, que são pessoas com grande experiência de mercado, como João Apolinário, fundador da Polishop. Você pode assistir nesse link.
  • Ecommerce na prática: o canal traz muito conteúdo de qualidade sobre gestão, plenajemanto e marketing para negócios. São verdadeiras aulas em vídeo que você encontra nesse link.

Você conhece algum outro curso online gratuito ou canal no youtube para recomendar? Deixe aqui nos comentários pra gente ver! Obrigada por ter lido até aqui e até o próximo post 😊

Bibliografia:

  • CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4. ed. Barueri: Manole, 2012.
  • DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. [livro eletrônico]. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
  • GRECO, S. M. de S. S. Empreendedorismo no Brasil: 2017. Curitiba: IBPQ, 2018.